Ir para a busca 3
ACESSIBILIDADE
ALTO CONTRASTE
MAPA DO SITE
LABORATÓRIO DE POÇOS DE CALDAS
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR - CNEN
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES - MCTI
VOCÊ ESTÁ AQUI:
NOTÍCIAS

Política de Segurança da Informação e Comunicação da CNEN (POSIC)
No dia 19 de fevereiro de 2021, o Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear emitiu a Portaria PR nº 11/2021 que aprova a Política de Segurança da Informação e Comunicação da CNEN (POSIC) no Âmbito da CNEN e dá outras providências.
A POSIC estabelece e define diretrizes, normas, responsabilidades e competências para a gestão da segurança da informação e comunicação na CNEN.
A portaria traz diversos temas importantes como a propriedade da Informação; gestão de incidentes de segurança da informação e rede; controle, acesso e uso de senhas; gestão da segurança na comunicação; uso, aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação; Gestão de Recursos Humanos, entre outros assuntos.
Clique aqui e saiba mais sobre a Portaria PR nº 11/2021.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi oficialmente notificada no dia dois de junho, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sobre o registro do programa de computador GeRAnIo - versão 1.7.2, desenvolvido por uma equipe do Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC), unidade da CNEN no interior de Minas Gerais.
O sistema GeRAnIo (acrônimo de Gerenciamento RadioAnalítico Informatizado) foi elaborado para gerenciamento das atividades radioanalíticas desenvolvidas no LAPOC, sendo desenvolvido em linguagem C# em conjunto com banco de dados de licença aberta. Este sistema gerencia todas as informações do fluxo de trabalho de prestação de serviços de análise realizados no LAPOC - e comuns a quaisquer laboratórios de ensaio, sejam estes químicos ou radiométricos. Dentre os processos gerenciados pelo sistema, destacam-se a elaboração de proposta de trabalho, a atribuição de tarefas aos analistas designados, a inserção dos resultados das medições efetuadas e a emissão de certificado de análise padronizado para o cliente. O ambiente computacional desenvolvido assegura plena rastreabilidade das informações inseridas, assim como a segurança e proteção adequadas das mesmas.
A concepção do Sistema GeRAnIo foi fundamentada para atendimento aos requisitos da norma de qualidade em laboratórios ABNT NBR ISO/IEC 17025, em sua revisão vigente de 2017. O sistema foi avaliado por especialistas da Comissão Geral de Acreditação do Inmetro por ocasião da auditoria de manutenção da acreditação ISO 17025 do LAPOC, ocorrida em abril de 2019, recebendo melhorias que resultaram na versão 1.7.2, registrada em 2020 junto ao INPI.
O sistema é de fácil instalação e configuração e, por utilizar banco de dados de arquitetura livre, pode ser usado por qualquer laboratório da CNEN que deseje implementá-lo para total controle na gestão de seus processos laboratoriais. Não há necessidade de compra ou assinatura mensal, como no caso de soluções comercialmente disponíveis.
LAPOC se destaca no Seminário PIBIC/PROBIC/CNEN/2018

O LAPOC participou com 5 alunos de iniciação científica do Seminário Anual PIBIC/PROBIC/PIBITI/CNEN, realizado no IPEN no período de 13 a 14 de dezembro de 2018. A aluna Marcela Corrêa de Figueiredo, orientanda do Dr. Nivaldo Carlos da Silva, foi premiada como um dos destaques na categoria apresentação oral no Seminário. Neste mesmo evento, a Profa. Dra. Letície Mendonça Ferreira, bolsista de produtividade científica e representante do CNPq como avaliadora das apresentações, transmitiu os parabéns aos alunos e orientadores do LAPOC que participaram desta edição do Seminário, pois, segundo a avaliadora: “os alunos do LAPOC apresentaram postura de quem conhece e atua há muito tempo na área, ainda que estejam em estágio inicial de formação científica". A pesquisadora também pontuou que os bolsistas do LAPOC destacaram-se pela elevada qualidade das apresentações orais, realizadas com segurança e convicção. Parabéns aos bolsistas e orientadores: o LAPOC brilhou mais uma vez no seminário PIBIC/PROBIC/PIBITI/CNPq/CNEN-2018!
LAPOC apresenta trabalhos em Congresso de Metrologia

De 26 a 28 de novembro de 2018, ocorreu o 5º Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI) na cidade do Rio de Janeiro. Neste evento, as bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do CNPq, Dra. Ariadne M. Brondi e Msc. Juliana B. Santos, apresentaram, respectivamente, os trabalhos “Proposta de um modelo de gestão de riscos segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 no CNEN/LAPOC” e “Comparação das técnicas de Espectrometria Alfa e Gama na determinação de Am-241 em amostras de urina”. O orientador dos trabalhos, Dr. Rodrigo L. Bonifácio, também participou de mesa redonda sobre Espectrometria Gama, na qual foram apresentadas as soluções desenvolvidas na instituição para validação de métodos de ensaio utilizando esta importante técnica radioanalítica. Segundo o servidor do LAPOC Dr. Marcos Roberto L. do Nascimento, que também participou do congresso, “a participação de equipe do LAPOC no CBMRI foi de cunho fundamental para intercâmbio e divulgação dos trabalhos desenvolvidos no laboratório, ao mesmo tempo em que contribuiu para a consolidação da metrologia aplicada à medição de radionuclídeos em amostras de interesse nuclear”.
Precisamos falar sobre Gestão do Conhecimento

Foi apresentado em 01 de novembro de 2018 a todos os colaboradores do LAPOC o resultado de projeto-piloto de Gestão do Conhecimento, conduzido por equipe interna capacitada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O servidor MSc. Ricardo A. S. Alfenas explanou sobre os conceitos fundamentais e importância das ações de Gestão de Conhecimento para a área nuclear e para o LAPOC, destacando as estratégias empregadas em estudo de caso que enfocou a gestão técnica do setor de Radiometria. Os riscos e oportunidades decorrentes deste processo, que envolveu a coleta e disponibilização de informações-chave a partir de entrevistas e gravação de vídeos, foram amplamente debatidos com os participantes. De acordo com o coordenador do LAPOC, Dr. Antônio L. Quinelato, “a Gestão do Conhecimento deve se tornar um programa perene no LAPOC, uma vez que todas as organizações de destaque na atualidade estão preocupadas em gerir adequadamente o conhecimento tácito e explícito gerados internamente”. O LAPOC parabeniza a equipe envolvida no projeto e deseja sucesso nos trabalhos futuros.
Estudantes de Ensino Médio e Física Médica visitam o LAPOC


O LAPOC recebeu ao longo do mês de outubro a visita de 3 grupos de estudantes em suas instalações. Dia 17/10/2018 aconteceu a visita técnica de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Física Médica da USP (campus Ribeirão Preto/SP). A visita foi organizada pelo Prof. Dr. Eder Resende Moraes, o qual foi recepcionado junto com todo o grupo pelo servidor Dr. Nivaldo C. Silva. Os futuros físicos assistiram apresentações sobre a CNEN e o LAPOC, visitaram os laboratórios e realizaram atividades experimentais de medição de radônio com detectores de traços nucleares e espectrometria gama de alta resolução. Finalmente, os integrantes do grupo foram convidados e aceitaram participar de uma campanha de medição de radônio indoor na região de Ribeirão Preto.
Nos dias 30 e 31 de outubro, por sua vez, foram alunos de ensino médio da Escola Estadual José Bandeira de Carvalho que puderam conhecer de perto as atividades desenvolvidas no LAPOC. Com o intuito de mostrar a importância das aplicações da radioatividade e esclarecer alguns aspectos pertinentes ao uso seguro da mesma, os estudantes participaram de um bate-papo com os servidores Dra. Daniela Rey Silva e Dr. Rodrigo L. Bonifácio. A seguir, também visitaram os laboratórios do LAPOC, sendo acompanhados pelos servidores Marcelo T. Ferreira e Wilson Custódio, assim como pela bolsista Dra. Ariadne M. Brondi. A professora Mychelli Caetano agradeceu a visita e enfatizou a importância de demonstrar aos alunos a aplicação prática de conceitos teóricos abordados em sala de aula, complementando a formação dos mesmos e estimulando a formação de futuros pesquisadores.
O LAPOC agradece a todos os visitantes e se coloca à disposição da comunidade para receber alunos de quaisquer instituições de ensino que manifestarem interesse em nos conhecer. Se você também deseja visitar o LAPOC junto com a sua escola, acesse este link para maiores informações.
Publicação de trabalho em periódico internacional

O Laboratório de Poços de Caldas, acreditado pela Comissão Geral de Acreditação do Inmetro na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 desde janeiro de 2017, celebra hoje mais um fruto de sua jornada de sucesso na área de gestão da qualidade em ensaios químicos e radiométricos.
Foi publicado hoje, 11/09/2018, no Brazilian Journal of Radiation Sciences o artigo intitulado "ISO/IEC 17025 accreditation of radiation measurement tests in the Brazilian National Commission for Nuclear Energy – Laboratory of Poços de Caldas" produzido a partir de colaboração entre os Setores Técnicos e da Qualidade. O LAPOC parabeniza os autores pela condução de excelente trabalho e seu compartilhamento de experiência e conhecimento através desta projeção acadêmica.
Brazilian Journal of Radiation Sciences
Vol 6, No 3 (2018)
DOI: 10.15392/bjrs.v6i3
https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/361
Aspecto visual das instalações do LAPOC é destaque de agosto

No início de agosto foi instalado novo conjunto de identificação visual das instalações do LAPOC, juntamente com duas placas na rodovia Poços-Andradas (BR-146), para orientação e maior conforto dos visitantes da instituição. Esta iniciativa foi coordenada pelo servidor Elis O. Lima que, em conjunto com o colega Sebastião Ferreira Neto, responsabilizaram-se pela concepção e instalação das placas. Destacam-se ainda os serviços de conservação e jardinagem geridos pela servidora Adriana Calixto e executados pelas equipes terceirizadas, os quais implementaram melhorias no aspecto visual das instalações da portaria e entorno do LAPOC. Todas estas ações, executadas a baixo custo e dentro dos limites do orçamento institucional, asseguram um ambiente de trabalho produtivo que impressiona todos nossos visitantes e agrada os profissionais que aqui trabalham. O LAPOC agradece Adriana, Élis e Sebastião, assim como os profissionais das equipes terceirizadas, pelo carinho e cuidado despendidos na conservação da unidade.
Atuação do LAPOC em auditoria interna da Qualidade no Instituto de Radioproteção e Dosimetria da CNEN/RJ

Os servidores do LAPOC Nivaldo Carlos da Silva e Rodrigo L. Bonifacio atuaram como auditores internos da norma de qualidade em laboratórios ISO 17025 na Divisão de Radioproteção do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da CNEN no Rio de Janeiro de 14 a 17 de agosto. Nivaldo e Rodrigo foram convidados para esta atividade em função da condição de laboratório acreditado pela Comissão Geral de Acreditação do Inmetro em janeiro de 2017, de modo a contribuir com o processo de certificação desta importante unidade da CNEN. Os profissionais foram recebidos pela Gerente da Qualidade do IRD, Camille Pinho Vieira de Castro da Luz, e pelos gestores da unidade, Dr. Renato Di Prinzio e Dr. Paulo Roberto R. Ferreira.
Servidor do LAPOC recebe premiação em Congresso Internacional

O servidor do LAPOC MSc. Ricardo Augusto da Silva Alfenas recebeu o prêmio Nadja Maria Soczecki de Paula de melhor trabalho (categoria setor público) no 20º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, realizado de 26 a 28 de junho de 2018 na cidade de Porto Alegre. O trabalho intitulado “Concepções de Gestores de uma Organização Pública sobre Qualidade de Vida no Trabalho” tem ainda como co-autores os servidores MSc. Carlos Soares dos Santos e MSc. Túlio César Resende de Faria, todos da Seção Administrativa do LAPOC. Esta premiação evidencia o alto nível técnico dos trabalhos desenvolvidos no setor – o qual, além de executar rotinas administrativas fundamentais ao funcionamento da unidade, envida esforços relevantes no sentido de pensar criticamente e fornecer soluções inovadoras para a administração pública brasileira. O LAPOC parabeniza os colaboradores pela premiação inédita e deseja muito sucesso nos trabalhos futuros. O trabalho completo pode ser acessado clicando-se aqui.
Participação do LAPOC no Segundo Encontro Técnico em Instrumentação para Detecção de Radiação em Segurança Nuclear

O servidor do LAPOC, Nivaldo Carlos da Silva, participou do Segundo Encontro Técnico em Instrumentação para Detecção de Radiação em Segurança Nuclear: Tendência, Desafio e Oportunidades a ser realizado em sede da IAEA em Viena, Áustria de 16 a 20 de Abril de 2018.
O propósito do encontro foi continuar o desenvolvimento do entendimento comum do estágio atual dos equipamentos de detecção de radiação e as melhorias necessárias. Mais especificamente, o encontro técnico irá proporcionar um fórum para: (a) compartilhar experiências relacionadas aos desafios encontrados no uso equipamento de detecção; (b) compartilhar informações em novas tecnologias de detecção e abordagens. (c) prover atualização para IAEA e seus parceiros nos esforços de pesquisas conduzidos como resultados do Encontro Técnico de 2016, incluindo aqueles relacionados as atividades de especificação dos equipamentos e (d) prover o direcionamento para atividades futuras.
Processo de Integração de Bolsistas 2018

Dias 09 e 10 de abril foi realizado no LAPOC o processo de integração dos bolsistas que ingressaram na instituição em 2018.
Neste programa, os bolsistas são orientados quanto à aspectos de etiqueta profissional, segurança em laboratórios químicos e radioproteção, além de serem apresentados ao histórico e atuação institucionais da CNEN. De acordo com o Chefe da Seção Técnica, Msc. Raul A. S. Villegas, o programa de integração de novos bolsisas "é realizado com sucesso desde 2014 no LAPOC, e tem contribuído significativamente para uma entrega mais consistente de resultados obtidos a partir das atividades dos bolsistas, além de complementar a formação acadêmica dos mesmos". Os profissionais que integram as equipes contratadas do LAPOC também aproveitaram a oportunidade para uma atividade conjunta de atualização de conhecimentos sobre segurança em laboratórios químicos e radioproteção.
Aposentadoria da servidora Dra. Maria Helena Tirollo Taddei

Foi publicada em 02/04/2018, no Diário Oficial da União, a aposentadoria da servidora do LAPOC Dra. Maria Helena Tirollo Taddei.
Com mais de 35 anos de dedicação à instituição, Dra. Maria Helena constituiu um dos mais respeitados laboratórios de Radioquímica do Brasil, sempre a partir de parcerias com outros institutos da CNEN e organismos internacionais. Deixa um legado de mais de 20 trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de métodos radioanalíticos implementados para medição dos mais distintos radionuclídeos, além do primeiro laboratório nacional acreditado pela Comissão Geral de Acreditação do Inmetro na norma ISO/IEC 17025 - categoria medição de radiação ionizante em alimentos. Diversos profissionais foram treinados pela Dra. Maria Helena, entusiasta da difusão ativa do conhecimento adquirido e desenvolvido ao longo de sua trajetória profissional. Atuou também como supervisora de radioproteção da unidade por 5 anos, acumulando posteriormente a posição de dirigente máxima do LAPOC, na função de coordenadora, de março de 2016 a junho de 2017. A CNEN e o LAPOC agradecem a inestimável contribuição da Dra. Maria Helena Tirollo Taddei e desejam sucesso e felicidades nesta nova etapa de vida.